quarta-feira, 6 de abril de 2011

Entrevistas-Parte 1-Perguntamos aos Autores III

Louise Duarte (autora brasileira)


1-O que te leva a escrever literatura fantástica?
Inspiração antes de tudo e depois, o próprio gênero fantástico que é interessante e dá para escrever um pouco de tudo. De vampiros, passando por bruxos, lobisomens e até fantasmas e outros seres.

2-Você acha que esse tipo de literatura, tem uma rejeição maior nos países de língua portuguesa, já que não temos grandes nomes da literatura fantástica mundial, de origem em nosso idioma?
Um pouco, mas ultimamente por conta do sucesso de Crepúsculo, que gostando ou não, influenciou esse tipo de literatura também por aqui além de Harry Potter anteriormente, abriu um leque de opções para autores desconhecidos poderem mostrar seus trabalhos antes rejeitados pelas editoras.

3- Quando foi que você teve o primeiro contato com a literatura fantástica? E quando resolveu escrever?
Acho que foi na década de 90 com "Drácula de Bram Stocker". Naquela época estava passando a novela "Vamp" e foi quando comecei a me interessar por vampiros. Agora escrever Literatura Fantastica, demorou um pouco. Eu comecei um pouco devagar escrevendo fanfics de seriados como "Buffy", "Angel", "Charmed", "Smallville"... e só nos últimos anos que comecei a escrever minhas próprias histórias.

4-Em que lugar você busca inspiração para escrever suas histórias?
Em livros, quadrinhos, seriados e filmes. São as minhas grandes inspirações para as minhas histórias.

5-Você acha que ainda há espaço no Brasil ou Portugal para novos escritores de literatura fantástica?
Claro que sim! Temos autores fantásticos nesses países que só precisam de uma chance para mostrar o seu talento.

6-Em se tratando de literatura fantástica, o que é mais difícil: Escrever, encontrar uma editora ou adquirir novos leitores para o gênero (no Brasil/em Portugal)?
Um pouco dos três, mas acho que encontrar uma boa editora é essencial para poder publicar seu livro e ganhar credibilidade como autor fantástico e assim ganhar novos leitores.

7-Em sua opinião, a literatura fantástica ainda enfrenta algum preconceito, por parte de quem não conhece o gênero?
Sim. Muitos ainda acham que é coisa de maluco, ou nerd como foi mostrado em um programa da Silvia Popovic há um tempo atrás. E fãs de Literatura ou do Universo Fantástico em geral, ainda é visto assim especialmente aqui no Brasil, já que não temos convenções como a Comic Con de San Diego e outras do gênero, que divulga todo tipo de literatura mundial não só de quadrinhos, mas de outros gêneros literários também, unindo fãs.

8-A mídia, em geral, ainda abre pouco espaço para a literatura fantástica? Se a resposta for sim, o que você acha que falta?
Sim. Mais informações a respeito e é claro maior divulgação a respeito de lançamentos. Felizmente, isso parece estar mudando nos últimos anos, mas ainda é um longo caminho a ser percorrido.


Entrevistador: Tomi Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário