segunda-feira, 13 de junho de 2011

Entrevistas-Parte 1-Perguntamos aos Autores XIV

Adriano Siqueira (autor brasileiro)


1-O que te leva a escrever literatura fantástica?
Eu sou fascinado por histórias de aventuras e ficção. Os vampiros, são os que conseguem estar nestes mundos dominados pela imaginação em várias situações diferentes o que me deixa mais a vontade em escrever histórias com estas criaturas noturnas. São maleáveis e de fácil absorção nas histórias que crio. Interessante afirmar que eu comecei a escrever por causa das histórias que iam se formando sozinhas em minha cabeça. Escrever foi uma forma de coloca-las para fora. Mostrar que existem boas histórias para contar.

2-Você acha que esse tipo de literatura, tem uma rejeição maior nos países de língua portuguesa, já que não temos grandes nomes da literatura fantástica mundial, de origem em nosso idioma?
Não comecei a escrever com a pretenção de mostrar aos outros paises. Mas foi inevitável depois de um tempo perceber que tenho fãs em vários paises, fãs que falam o portugues e que moram fora. A literatura nacional fantástica mostrou que existem bons autores nacionais que
podem muito bem abrilhantar em diversos paises como no caso do Paulo Coelho e André Vianco, Roberto de Sousa Causo, Eduardo Spohr, Georgette Silen, a dupla Helena Gomes e Rosana Rios e tantos outros autores que admiro e que escrevem muito bem podem já ter fãs
espalhados pelo mundo e é só uma questão de tempo para eles se destacarem no mercado internacional de literatura fantástica. Acho que nem chega a ser o caso de rejeição mas sim falta de apoio de editoras para publicar em outras linguas os livros que tem por aqui. O marketing literário carece muito. Acreditar em uma obra aqui só através dos fãs e portanto a solicitação de livros em duas linguas ou mais, deve vir também através deles também.

3- Quando foi que você teve o primeiro contato com a literatura fantástica? E quando resolveu escrever?
Eu lia muito HQ até a década de oitenta e os filmes que via sempre me agradava estar em outros mundos. A literatura sobre vampiros que apreciava era atraves das revistas planeta e quando chegou nas bancas o Manual Pratico dos Vampiro em 87 vi que a era dos vampiros no Brasil se aproximava. Foi dito e feito. Em 91 estreiou a novela 'Vamp' na Globo e a raiz dos vampiros se firmou não só com os filmes 'Entrevista com o Vampiro' e 'Drácula' do Copolla mas também com o RPG e a série 'Buffy - a caça vampiros' isso deixou muitos fãs com vontade de escrever e eu fui um destes que ficava a madrugada escrevendo contos de vampiros no computador. Hoje tenho centenas de contos e pelo menos 66 destes contos estão no livro 'Adorável Noite' [que foi lançando recentemente].

4-Em que lugar você busca inspiração para escrever suas histórias?
Gosto de andar muito e escutar músicas a inspiração vem dai. formo ideias deixo a cabeça pensar sozinha sem esforço e tudo aparece como no cinema. Eu só transporto para o computador.

5-Você acha que ainda há espaço no Brasil ou Portugal para novos escritores de literatura fantástica?
Claro que existe. Tem dezenas, centenas de fãs para cada texto novo que aparece. O público não cansa nunca. A cada dia surge novos leitores e novos autores. muitos influenciados pelos amigos e pela própria internet.

6-Em se tratando de literatura fantástica, o que é mais difícil: Escrever, encontrar uma editora ou adquirir novos leitores para o gênero (no Brasil/em Portugal)?
O mais dificil será sempre escrever. Não existe editoras sem escritores. A procura é grande. Muitos escritores ainda não sabem que são escritores, pois nem passa na cabeça deles que os textos que escrevem podem um dia se transformar em uma ótima história original e bem vista por muitos leitores. É parte da natureza contar histórias. É algo natural. colocar estas histórias em um livro é que é dificil, pois são poucos que pensam em publica-las. E os que querem publicar precisam antes ter força de vontade e acreditar na força da história. Tem que ter emoção passá-la como se fosse real e coerente. Tendo está confiança na história já é um grande passo para se ter um livro. Editoras aparecem sempre, escritores precisam aparecer mais que as editoras só assim ele se destaca para o mundo literário. Só existe uma
forma do escritor aparecer... através dos leitores dos fãs. São eles que indicam o que existe de bom realmente. Não adianta achar que tudo é manipulável. Só os leitores é que prevalecem a palavra final é deles. A importância dos leitores é maior do que eles mesmo imaginam.

7-Em sua opinião, a literatura fantástica ainda enfrenta algum preconceito, por parte de quem não conhece o gênero?
Não existe preconceito, mas sim falta de apoio em um assunto ou outro. Apoio é importante. ajuda a colocar um tema em pauta, ajuda a manter um diálogo com outros leitores e divulgadores. O apoio deve vir de todos. Ignorar uma tendência pode prejudicar todo um processo que acarretará uma distância maior aos temas indicados. Isso limita a criatividade. Por isso a literatura nacional fantástica não deve ter preconceito e nem limites.

8-A mídia, em geral, ainda abre pouco espaço para a literatura fantástica? Se a resposta for sim, o que você acha que falta?
A literatura fantástica está em alta por causa das novelas o assunto sobre o fantástico tem aumentado bastante. Fiz muitos entrevistas com alunos de faculdade explorando este tema. Isso está abrindo mais ainda esta literatura para o público em geral . A tendência é que todas as editoras do Brasil trabalhem com novas obras fantásticas nacionais. A mídia faz o que pode para colocar este tema em pauta, o problema é que o país sempre tem alguma pauta mais levada aos assuntos políticos, deixando a cultura sempre em terceiro e quarto lugar em qualquer mídia. O mundo deve repensar que a cultura pode mudar um mundo inteiro. Deixar as pessoas mais a vontade para ler a literatura fantástica nacional, pode trazer novas ideias aos cidadãos e assim começar a pensar como primeiro mundo. Mas tudo será com o devido tempo mais acessivel aos leitores. A própria mídia já está sentindo isso. Os blogs e a mídia tem a cada dia aumentado mais o espaço para a literatura nacional fantástica. Estamos tendo um ano muito positivo e muito produtivo para a literatura Fantástica nacional. Graças a esta confiança neste tema o livro Adorável Noite foi lançado neste ano. Trazendo um pouco de tudo que escrevi nestes 15 anos.


Entrevistador: Tomi Farias

Um comentário:

  1. Parabéns ao Entrevistador e ao Autor, excelente tanto as perguntas quanto as respostas.

    ResponderExcluir