segunda-feira, 14 de maio de 2012

Entrevistas-Parte 2-Perguntamos aos Autores IIII

Nazarethe Fonseca (autora brasileira)


1 – A região Nordeste sempre teve excelentes escritores, não sobre vampiros, você sempre teve o foco em histórias vampirescas para escrever?
Não, eu tenho um romance escrito há quase seis anos que chamo de “água com açúcar”. Mortais, dramas bem humanos, e se me lembro com um final feliz. Nenhum fantasma sequer além das lembranças do passado. É uma historia de amor de uma fã e um ator de cinema. Tenho contos também que fogem completamente da fantasia, só tem tragédia. É algo que gosto de escrever, tragédias.

2 – Desde quando você começou escreve foi sobre vampiro?
Eles entraram no meu imaginário quando tinha cinco anos, mas até ter certeza que escreveria sobre vampiros levou algum tempo. Eu gostava do tema, mas por incrível que pareça não o buscava obsessivamente, via filmes de vampiros, fantasmas. O terror sempre me atraiu de modo quase sobrenatural. (Risos.) Ver 'Drácula' em varias versões é um hábito, quando gosto de um tema, geralmente tento ver varias versões. Então tive o sonho com o casarão e sabia que precisava escrever, foi daí que tudo começou. Mas nunca foi só vampiros, entre os livros da série 'Alma e Sangue', escrevi sobre bruxas, dragões, fantasmas, monstros, extraterrestres.

3 – São Luís ou Natal, qual das duas cidades mais te inspira para escrever?
As duas cidades têm grande importância na minha vida. As duas me inspiram de formas diferentes, seja pela arquitetura, seja pelos mistérios e lendas. Quando ando pelas cidades é comum selecionar locais, imagens e transportar algumas delas para os livros. Uma árvore, o modo que ela joga seus galhos no espaço, uma praça, os habitantes, os pássaros e até os pombos. A cor do pôr-do-sol, os odores. A inspiração é algo muito complexo e por vezes muito simples.

4 – Lógico que a internet não tem fronteira, mas como você vê o mercado nordestino para a literatura, principalmente do gênero como o que você escreve?
Vivi no nordeste praticamente toda minha vida e sempre que desejei uma editora para publicar meus livros tive de buscá-las fora, fosse em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Recebo mala direta da livraria Siciliano, ela promove lançamentos em Natal e o que vejo são livros de arquitetura, poesia, biografias, auto ajuda. Nenhum titulo de literatura Fantástica, apesar de termos bastante material para desenvolver, afinal o folclore do nordeste é riquíssimo em lendas e criaturas fantásticas. Os jovens leitores de Natal geralmente consomem a literatura estrangeira e alguns autores nacionais.

5 – Você que já participou de antologias, é uma boa forma dos autores se ajudarem na divulgação?
Para os jovens escritores é um modo de fazer seu trabalho chegar ao público. Abrir portas nas editoras, ter um trabalho publicado, mesmo que seja um pequeno conto é significativo. Para os já conhecidos é uma forma de divulgação, manter seu trabalho diante dos fãs e conquistar novos.
 
6 – Kara e Kmam, aparentemente, são seus personagens favoritos, como eles nasceram?
Jan Kmam chegou primeiro, costumava sonhar com ele quase todas as noites. É um bom amigo, depois veio Kara, o casarão então tudo fez sentido. Os dois me ensinaram muito sobre personagens e como montá-los.
 
7 – E a Webnovela, você pretende continuar escrevendo? Depois de Truques à Meia-Noite, teremos outras?
Pretendo continuar, mas não sei se como webnovela. 'Truques a Meia-Noite' está se transformando em um bom livro para o público adolescente, e até mesmo para os adultos, que acompanhava os capítulos.

8 – Quais são seus projetos para o futuro. Continuará escrevendo mesmo com o fim da saga de Alma e Sangue? Kara e Kmam terão outras aventuras? E os outros em suas histórias?
Ser escritor é algo de tempo integral, escrevo continuamente, em caderninhos, parada numa fila, enquanto ando de carro. Mesmo que não anote nada por impossibilidade física, fica guardado na cabeça. Estou trabalhando em dois livros, duas novas séries e estou gostando bastante do resultado, breve os fãs que se apaixonaram pela série 'Alma e Sangue' terão novos personagens e aventuras para acompanhar.
O fim da série 'Alma e Sangue' é um marco em minha vida, porque estive fazendo isso nos últimos treze anos. Mas não significa realmente o “fim”, tenho planos de escrever sobre alguns personagens da série e isso vai me dar muito prazer, explorar novos segredos tanto dos vampiros, os Homens-lobo e dos Caçadores. Ainda tenho muito a escrever.

Entrevistador: Tomi Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário